AS MULHERES NO PODER, JÁ ESTAVA ESCRITO NA BÍBLIA

CRIANÇAS  
REBELDES/E MULHERES GOVERNANDO                                                              ISAÍAS cap 3 versículo 12. Como Deus é onisciente.

Jesus sempre tratou as mulheres com respeito e dignidade. Mas nem sempre foi assim, na época de jesus, e  nos dias de hoje."" A presidente do assentamento em que eu moro é mulher: A governadora do estado em que eu moro é mulher: A presidente do Brasil é mulher: so faltava eu ter uma pastora mulher. Amigos não sou contra os direitos das mulheres desde que seja no seu devido lugar. Ao lado do seu marido, sem usar de autoridade, mas sendo uma companheira, e submissa ao seu marido. 1° coríntios cap 14 verso 34,35, 1°timótio cap 2 verso 11,12.

Ainda não vimos mulheres trabalhando com britadeiras, mas as mulheres agora são motoristas de caminhão, atendentes de postos de gasolina e policiais. E algumas pessoas têm feito grandes discussões e reconsiderações sobre o papel das mulheres na igreja. Se o direito das mulheres tem mérito em outras áreas, por que não temos mulheres no pastorado ou ancianato da igreja?
Para aqueles que levantam tais questões e, quem sabe, também para os outros, o assunto de como Jesus tratava as mulheres é muito interessante. Isso deveria ser do interesse de pelo menos 50% de todos – embora eu não tenha certeza de qual dos 50%.
Em anos recentes, mais de um autor têm descrito Jesus como um defensor das mulheres. É isso verdade, de acordo com o relato dos quatro Evangelhos. Se Ele era, realmente, um defensor das mulheres, em que sentido e como Ele atuava como tal?
Se considerarmos os aspectos culturais e sociais dos dias de Cristo, notaremos que os líderes da igreja – os rabinos – eram qualquer coisa, menos defensores dos direitos das mulheres. De fato, uma oração originada da literatura dos rabinos, que pode ter sido usada inclusive naquela época, diz alguma coisa assim:
"Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste um gentio. Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste um escravo. Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste uma mulher."Conhecida hoje como, Oração machista. 
A oração mudou em anos recentes – alterada um pouquinho – mas esse era o tipo de coisa que eles diziam e pensavam nos dias de Cristo. Uma outra expressão na literatura rabínica diz: "Feliz é aquele cujos filhos são homens, infeliz ou desgraçado é aquele cujos filhos são mulheres."naquela época se um judeu tivesse um filho homem, era 4 semanas de festa, mais uma filha era só 7 dias. Agora, por favor – essas não são minhas palavras! Estou apenas tentando dar uma pequena noção dos dias de Cristo. Certamente, não era comum naqueles dias ser defensor dos direitos femininos. Em primeiro lugar vamos considerar brevemente os ensinos de Jesus. Ele Se referia freqüentemente às mulheres em suas histórias e parábolas. Nós todos conhecemos bem a parábola da mulher que colocou fermento na massa do pão – uma história explicando o reino do Céu. Nós temos ouvido as parábolas da ovelha perdida, o filho perdido e a moeda perdida – uma moeda perdida por uma mulher e talvez parte de seu dote. Temos ouvido sobre as dez virgens em uma parábola que tem significado até o final dos tempos.
Jesus contou a história de uma pobre e persistente viúva, ilustrando a importância da persistência na oração. Jesus falou da mulher de Ló em uma ilustração, bem como a rainha de Sabá. E nós já notamos alguns detalhes de como Ele elogiou a viúva no templo que deu suas duas moedas.
Em S. Mateus cap 21, após a história dos dois filhos – apenas um dos quais realmente obedecia a seu pai – Jesus disse que até mesmo as prostitutas entrariam no reino do Céu antes dos líderes religiosos de Seus dias. Exatamente em Seu primeiro sermão em Nazaré, Ele fez referência à viúva de Sarepta nos dias de Elias. Quando falou aos Seus discípulos sobre a segunda vinda, Ele falou sobre duas mulheres trabalhando num moinho. Jesus falava freqüentemente de mulheres e se referia a elas ao ilustrar Seus ensinos.
Agora, consideremos uns poucos exemplos no real relacionamento de Jesus com as mulheres. Um escritor analisou isso desta maneira:
"Em Seu relacionamento com as mulheres, a conduta de Jesus era tão marcante que somente se pode chamar isso de admirável. Ele tratava as mulheres como totalmente humanas, iguais aos homens em todos os aspectos. Nenhuma palavra de depreciação sobre as mulheres jamais se encontrou em seus lábios. Como o Salvador que Se identificava com os oprimidos e os deserdados, ele falava às mulheres e sobre as mulheres com completa liberdade para ambos."Ao considerarmos o relacionamento de Jesus com as mulheres, vamos em primeiro lugar observar Seu relacionamento com Sua própria mãe. Em primeiro lugar vamos considerar brevemente os ensinos de Jesus. Ele Se referia freqüentemente a mulheres em suas histórias e parábolas. Nós todos conhecemos bem a parábola da mulher que colocou fermento na massa do pão – uma história explicando o reino do Céu. Nós temos ouvido as parábolas da ovelha perdida, o filho perdido e a moeda perdida – uma moeda perdida por uma mulher e talvez parte de seu dote. Temos ouvido sobre as dez virgens em uma parábola que tem significado até o final dos tempos.
Ao considerarmos o relacionamento de Jesus com as mulheres, vamos em primeiro lugar observar Seu relacionamento com Sua própria mãe. Quando estava com doze anos de idade, na ocasião de sua primeira viagem ao acampamento em Jerusalém, Ele ficou separado de Seus pais, e eles continuaram pelo caminho, não percebendo que Ele não estava com eles. Quando finalmente O encontraram outra vez, após O procurarem por três dias, eles O censuravam, e mesmo tendo doze anos, Ele disse: "Por que procuram por Mim? Vocês não sabem que Eu devo estar envolvido com os negócios, de Meu Pai?" Veja S. Lucas cap2.
À primeira vista você pode ter a idéia de que Ele estava sendo insolente, talvez. Mas não. Porque o evangelho relata que Ele voltou com eles e lhes foi submisso pelos próximos 18 anos. Mas a nítida implicação aqui é que Jesus estava – talvez pela primeira vez – percebendo uma tensão e um conflito entre a lealdade familiar e a lealdade a Seu Pai no Céu.
A segunda referência ao relacionamento de Jesus com Sua mãe aparece na história do casamento em Caná. Eles precisavam de mais suco de uva, como você se lembra. A mãe de Jesus veio a Ele e contou-Lhe da necessidade deles e Jesus respondeu: "Mulher, que tenho Eu contigo?" Veja S. João cap 2.
Muitas pessoas têm pensado que isso foi um pouco rude. Mas um estudo das formas de comunicação verbal daqueles dias revelará que isso não era rude. Na verdade, isso poderia até mesmo ter sido uma resposta respeitosa. Entretanto, ainda há a sugestão de que, enquanto Jesus tinha respeito pela mãe, Ele tinha que observar cuidadosamente o equilíbrio entre isso e a obra que Seu Pai O havia enviado para fazer.
A terceira referência ocorre em Cafarnaum, onde a mãe e os irmãos de Jesus tentaram vê-Lo, mas não puderam – a multidão era muito grande. Em vez de interromper Seus ensinos, Ele disse: "Quem faz a vontade de Deus é irmão, irmã ou mãe. " Outra vez Ele enfatiza que o serviço de Deus não pode tomar o segundo lugar – até mesmo quanto ao relacionamento familiar. E Sua própria mãe, bendita que era entre as mulheres, não poderia entrar no reino do Céu simplesmente porque era Sua mãe. Ela precisaria ter seu próprio relacionamento com Deus. A quarta referência ao relacionamento de Jesus com Sua mãe, ocorre na cruz, quando Ele olhou para baixo e a viu ali com João – João, aquele que estava sempre ali. E Ele disse: "Mulher, eis aí, o teu filho!" e para João: ''Eis aí tua mãe." S. João cap 19verso26 e 27. Assim Ele revelou uma terna consideração por Sua mãe até o fim.
Agora, uma outra área do relacionamento de Jesus com as mulheres, tinha que ver com as mulheres que eram Suas seguidoras.
"Aconteceu depois disto que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais Lhe prestavam assistência com os seus bens. " S. Lucascap 8verso1-3.
Os seguidores de Jesus consistiam em 12 apóstolos e um grupo de mulheres da Galiléia. Por que elas O seguiam? Vieram por convite? Jesus disse uma vez aos Seus apóstolos: "Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros." S. João cap15 verso16. Isso bem poderia indicar que Jesus também tivesse escolhido essas mulheres.
O que elas faziam? Elas O acompanhavam. E você pode bem especular o problema que isso pode ter criado, quando eles vinham a uma cidade procurando alojamento. Elas O mantinham. Há evidência de que algumas dessas mulheres eram ricas. Elas O acompanharam até o próprio fim; quando os doze discípulos fugiram, tentando salvar a própria vida, as mulheres permaneceram ali. Elas foram as primeiras a receber a mensagem da ressurreição.
Um outro exemplo do relacionamento de Jesus com as mulheres é Sua amizade com Maria e Marta. Você conhece a história. Ela se encontra em S. Lucas cap 10. Aí diz que Maria assentou-se aos pés de Jesus. O que isso significa? Nos dias de Cristo, eram os estudantes que se assentavam aos pés dos professores. Na verdade, Marta chamou a Jesus "o Mestre" em S. João cap 11, quando ela falou a Maria dizendo: "O Mestre está aqui. " Não se ouvia nos dias de Cristo que um rabino ensinasse uma mulher. Na verdade os rabinos diziam que era melhor ensinar um samaritano do que uma mulher, e você sabe como eles se sentiam em relação aos samaritanos!
Entretanto Maria se assentou aos pés de Jesus, e dos lábios de sua irmã Marta veio uma das maiores afirmações sobre Jesus e quem Ele era. Isso foi quando Lázaro faleceu, e Jesus tinha justamente chegado a Betânia. "Eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo." Veja S. João cap 11 verso 27: Como poderia você pedir uma fé maior do que esta?
Uma outra situação ilustra o relacionamento de Jesus com as mulheres, ocorrida quando Ele foi ungido. Todos os quatro evangelhos relatam que isso aconteceu no banquete na casa de Simão. O que ocorreu ali teria sido horrível para todos os judeus daqueles dias – Jesus permitiu que uma mulher O tocasse. Ele permitiu que uma mulher cujo cabelo estava solto O tocasse. (Naqueles dias, soltar o cabelo era alguma coisa que apenas as mulheres da rua faziam.) Não apenas isso, mas Jesus disse, relatando isso para todas as gerações, que ela havia feito uma bela coisa.
Então você tem Jesus e a mulher samaritana. Nos dias de Cristo, eles tinham uma regra que dizia: "Um homem não ficará sozinho com uma mulher em um cômodo nem mesmo com sua irmã ou sua filha, por causa do que os homens possam pensar. Um homem não falará com uma mulher na rua, nem mesmo com sua própria esposa, e especialmente com qualquer outra mulher, por causa do que os homens possam pensar.'' Você fica questionando sobre que tipo de homens existiam naqueles dias! Mas Jesus falou com a mulher junto ao poço, sem constrangimento, quebrando o costume de todos os judeus.
A experiência de Jesus e a mulher adúltera que foi arrastada até Ele, também é relatada. Ele ergueu-se por ela, na presença daqueles que estavam desejosos de condená-la. O quê! as experiências de Jesus em relação às mulheres, parecem não ter fim! O que dizer de Jesus curando mulheres? Ele curou a sogra de Pedro – e no sábado. Ele transgrediu duas regras ao mesmo tempo, pois não somente a curou num dia de sábado, mas Ele a tocou – segurou-lhe a mão.
Um outro episódio está relatado em S. Lucas cap 1verso10:17 a mulher que havia sido afligida por 18 anos. Outra vez, Ele a curou no dia de sábado e Jesus colocou as mãos sobre ela publicamente um absoluto não-não entre o povo judeu.
Também está relatada a história do filho da viúva da vila de Naim, que foi ressuscitado. Jesus interrompeu o funeral e trouxe alegria a um coração cheio de dor. Quando a filha de Jairo foi ressuscitada Jesus outra vez quebrou todos os costumes judaicos, tocando a garota que estava morta e trazendo-a de volta à vida. Em Seu caminho para aquele compromisso, uma mulher na multidão esforçou-se para tocar a orla de Sua túnica. Jesus parou e perguntou: "Quem Me tocou?'' Ele chamou essa mulher de seu lugar escondido e apresentou como uma mulher digna de cura. Ele reconheceu sua fé e determinação. Ele tratou-a como uma pessoa em seu próprio direito.
Uma última experiência de Jesus e Seu relacionamento com as mulheres aconteceu no caminho do Calvário. As mulheres estavam chorando. S. lucas cap 23 verso 26-27-28-29. Elas talvez não houvessem tido muito contato com Jesus antes, mas seu coração foi tocado com Seu sofrimento. Nós deveríamos ter mais homens como essas mulheres! Homens como Simão, o Cireneu, que não pôde ficar quieto quando viu um Homem sofrendo sob uma cruz. Mas as mulheres choraram e Jesus as percebeu.

Nenhuma ocorrência é relatada nos evangelhos de alguma mulher ter sido alguma vez hostil para com Jesus. Jesus associava-Se livremente com homens e mulheres e apresentava Sua mensagem para ambos. As mulheres eram tratadas como iguais em todos os aspectos. Ele escolheu mulheres, bem como homens, para ser Seus amigos especiais. Ele aceitava graciosamente sua afeição e honrava isso como algo belo. Ele nunca hesitou em ministrar às mulheres. Ele demonstrou que é possível associar-se com as mulheres em um elevado plano espiritual. Assim, por Sua própria aceitação delas, Ele pode verdadeiramente ser descrito como um defensor das mulheres.  

CRIANÇAS REBELDES. ISAÍAS cap 3 versículo 4 e 5  
Se todos nos fizermos uma pesquisa sobre o comportamento dos nossos lideres, sendo eles jovens ( crianças) no poder... amados sempre vejo no jornal: adolescentes são presos, com armas e drogas, rebeldes atrevidos, não respeitam mais os anciãos (velhos) dizem coisas repugnantes.  Mas o dia deles são curtos demais, morrem cedo, se prostituem cedo, viciados em todo tipo de drogas. Amados todos estão cumprindo, a palavra de Deus( pro mal) E nem se dão conta disso. A trajetória deles é curta. Antes quando eu era pequeno, jovens respeitavam até quem não era da família. Exemplo; se chegasse uma visita em minha casa, todos pediam a benção mesmo não sendo parente daquela visita. Mas hoje você chega em uma casa; e se você contar uma estória  e essa estória não for verdade eles na sua cara dizem que você ta mentindo!! atrevidos, não respeitam os mais velhos e nem seus país. Digo isso por que já presenciei, essa cena e fiquei chocado com o tamanho da ousadia, da criança de apenas 7 anos de idade, falando pra sua mae que ela estava  mentindo e sua mae simplesmente sorrio. É um cumulo, mais Deus vai tira toda soberba desses atrevidos; e ainda deixa-los perplexos e envergonhado. Isaías cap 3 verso 18,19,20,(21) no verso verso 21 Deus já sabia até do famoso (pirceng) que hoje é moda, tatuagem     era um símbolo que representava um ladrão ou um assassino. Mais hoje é um símbolo de rebeldia contra a sociedade e contra Deus. E muitos políticos aderiram a essa atitude tosca. mas são culpados, Romanos cap 1 verso 32 Deus não tem por inocente quem concorda com essas atitudes. Amados irmãos nossos governantes são mulheres e crianças. você pode ver que os mais destacados, são jovens e mulheres, e toda a nossa sociedade esta entregue nas mãos de pessoas sem capacidade de governar, 1° coríntios cap 11 verso 3; Efésios cap 5 verso 22,23,24,33. 1° TIMÓTEO capitulo 2 versículo 12: e 1°coríntios capitulo14 verso 34 : colossenses  cap 3 verso 18. Amigos se Deus falou Ele cumpri. E quem não obedecer AI-AI-AI. Agora não confundam amar com espancar. tem significados diferentes.

MEDITAÇÃO DESSE VERSÍCULO DA PALAVRA DE DEUS. 
Eis que a mensagem é Minha, mas tenho necessidade daqueles que falem dela, sim, daqueles que falem dela fielmente, sem alterações quaisquer e sem a mínima intenção de agradar aos homens.
Tenho muito a admoestar porque o coração humano se tornou farto de interesse próprio, e a luz para o conhecimento das riquezas de Deus diminuiu o brilho. Por isto muitos andam nas trevas da surdez e não podem escutar os Meus apelos a fim de que se arrependam.
As sementes da Palavra de há muito definharam (enfraqueceram-se, decaíram, murcharam, secaram) em muitas vidas e outras sementes nunca puderam germinar, pela dureza do terreno. Necessito de servos que falem sem cessar e espalhem as sementes desta Palavra no dinâmico poder do Espírito Santo. Só desta maneira a pregação trará a convicção e a regeneração. A Palavra precisa ser levada através de servos espiritualmente vivos, pois de outro modo perderá seu poder de produzir vitalidade nova. Isaías 6.  




Comentários

Postagens mais visitadas