"FRUTO DO ESPÍRITO SANTO"




Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.



  1. João capitulo15 versículo8.
  2. Que possibilidade, que inspiração sabermos que podemos intensificar a glória de "nosso Pai"! Nossos corações saltam só de pensar nessa possibilidade.


  1. Como fazê-lo? Dando "folhas" - uma confissão de amor por Ele? Não. Dando algum fruto? Não. "Que deis muito fruto". Na abundância de frutos, está a alegria, a glória do agricultor. Portanto, devemos almejar ser cris­tãos extraordinariamente frutíferos.
  2. Não devemos contentar-nos com menos do que a maior produção. Nossas vidas devem ser repletas de boas obras. Assim, na época da colheita, poderemos dizer: "Pai, eu te glorifiquei na terra!" Nada há mais formoso do que a liberdade com que fo­mos criados por Deus. No entanto, cada criatura, por mais preciosa, importante ou poderosa que seja, tem suas limitações. As aves, que voam com tanta liberdade, sen­tindo-se donas dos céus e que, com diligência, trabalham em seus ninhos para seus filhotes, dependem completa­mente de Deus, uma vez que Ele mesmo é quem as alimenta. As laboriosas abelhas, que fazem belos favos de mel, possuem esta habilidade porque foi Deus quem as capacitou para fazê-los. O mesmo sucede com cada criatura do universo que, cedo ou tarde, compreende suas limitações.
  3. Mas em relação ao homem, Deus declarou:
  4. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gn. cap 1 verso 26-27).
  5. O homem diferencia-se do resto da criação porque Deus o dotou de liberdade para que desfrutasse da plena felicidade. Entre os diversos frutos que podiam alimen­tar o homem, estavam a árvore da sabedoria e a árvore da vida. Mas Deus quis certificar-se de que o homem usaria corretamente a liberdade que lhe havia outorga­do, e determinou que no meio do jardim estivesse uma árvore que serviria para provar sua fidelidade para com Deus: a árvore do conhecimento do bem e do mal. La­mentavelmente, o homem escolheu o caminho errado e isto trouxe conseqüências para a raça humana e para toda a criação.
  6. O homem perdeu tudo por causa do pecado, pois fa­zendo uso de seu livre-arbítrio, preferiu rebelar-se contra Deus, escolhendo fazer sua vontade e traçar seus próprios caminhos. Salomão disse:
  7. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios cap 14 verso 12).
  8. E Paulo ensinou:
  9. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram"(Romanos cap 5 verso 12).
  10. A primeira reação do homem depois de pecar foi bus­car desculpas para calar a voz de sua consciência. Desde então, Deus o tem buscado sem cessar, para que todo aquele que se aproximar dEle, através de Jesus Cristo, tenha a vida eterna e não venha à condenação. A fé é o único requisito que Deus exige para que dEle nos aproximemos. O Senhor não permite, nem aceita outro método diferente ao da fé para que tenhamos íntima co­munhão com Ele. Uma coisa é saber que Deus existe, mas outra é ter uma relação pessoal e permanente com o Au­tor da vida, e somente a alcançamos através da fé. "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam'' (Hebreus cap 11 verso 6).
  11. A fé é essencial e não pode ser substituída nem muda­da por absolutamente nada. Todos, por natureza, cremos em algo ou em alguém. Mas a fé vai muito além: Dá-nos a certeza de que esse Ser Superior existe, e a convicção plena de que Ele vive dentro de nós.
  12. A fé não deve ser fundamentada em substituições ou representações de Deus, em nada que se possa ver, tocar ou apalpar.
  13. "Porque andamos por fé, e não por vista" (2Coríntios5:7).
  14. A fé nos relaciona com o mundo invisível e eterno, onde está o governo de Deus com sua corte celestial; tira­nos do contexto humano e transporta-nos até os umbrais da glória divina. A fé é deixar nossas fraquezas e debilidades ao pé da cruz, para vestir-nos da fortaleza invencível do Espírito de Deus. É sair de um mundo de fracasso e derrota para transitar nas ruas sólidas do su­cesso e da prosperidade. É unir-nos em coro ao hino do Salmista e dizer:
  15. "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias" (Salmos 23:6).
  16. A fé tem o poder de transformar o absurdo em algo lógico, o vil e menosprezado em algo útil e bendito para o mundo. Vejamos, em continuação, alguns testemunhos que assim o demonstram. Exemplo de fé: era uma vez, um pintinho que gostava de ficar longe de sua mamãe; e um certo dia, ele se deparou com uma raposa, então a raposa,  com um tom irônico, falou bom dia já comi, e o pintinho todo trêmulo respondeu benção titia raposa; e a raposa com vontade de comer mais pintinho, achando que ele tava perdido com seus outros irmãos pintinhos. perguntou com quem tu andas? e o pintinho com toda fé usado naquele momento pelo Espirito de Deus teve a brilhante ideia. E respondeu eu ando com o titio cachorro,  e a raposa esbugalhou os olhos e fintou nele e disse onde ele está? o pintinho respondeu, ta cagando ali detrais da moita. A raposa meio sem graça disse: seu tio cachorro é um bicho sem respeito; caga e não se limpa, e chega fedendo perto da gente por isso já vou; e saiu correndo. Moral da estória se o pintinho não usasse sua fé, ele seria uma presa fácil para a raposa. Assim é o homem de Deus tem sempre que está acompanhado não de um cachorro mais pelo espírito santo de Deus. A fé nos leva a algo tão grandioso e tão maravilhoso que é sentir que nascemos de novo. Uma de suas de­finições mais conhecidas é a que se encontra em Hebreus 11:1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem ". A palavra fé, de apenas duas letras, encerra tanto po­der, que tudo quanto nos parece impossível é alcançado e conquistado através dela, agindo de acordo com a Pa­lavra de Deus. É tão importante o mover da fé que somente no Novo Testamento esta palavra é menciona­da umas 128 vezes, e em cada uma delas, ao ser pronunciado e liberado o termo, ocorrem coisas maravi­lhosas na vida do ser humano, na existência daqueles que decidem abandonar seus costumes e apegos ao mundo, para começar a depender de sua fé em Jesus Cristo. Deus não recorreu a materiais preexistentes para cri­ar o universo. Ele fez todas as coisas com Seu próprio poder. O autor da Carta aos Hebreus nos apresenta as características de Deus e fala dEle como o Arquiteto, ou seja, como o desenhador que trabalha em idéias, tanto no macro como no microscópico, pensando nas coisas grandes e nas pequenas, tudo com o propósito de dar ao homem um lugar estável e feliz. Mas esta felicidade fi­cou sujeita à adoração que o homem desse à Deus. A felicidade perdeu-se complemente quando o homem es­colheu seus próprios caminhos e quis ter a felicidade por suas próprias forças, colocando de lado seu Criador. A partir daí o homem começou a ter problemas.
  17. Antes que existissem as coisas, Deus já existia. Ele não teve começo de dias e nem terá fim de dias. Gênesis 1:1 diz:
  18. "No princípio criou Deus os céus e a terra".
  19. Ele dá a entender que Deus é o primeiro de tudo quanto existe, que Ele não foi criado, mas foi o Criador de todas as coisas que há no universo. A terra estava desordenada e vazia; as trevas estavam sobre a face do abismo e o Es­pírito de Deus se movia sobre a face das águas, e Deus lhe disse:
  20. "Haja a luz, e houve a luz" (Gn. 1:3).
  21. Notamos aqui a combinação da Trindade na criação: O Pai é quem projeta, o Espírito Santo move-se para exe­cutar, mas requer-se a voz de autoridade para levar a cabo a obra de criação. Assim foi como "Deus disse".A Palavra de Deus é o logos e o rhema; o rhema, como conhecemos, é a palavra específica para uma determina­da situação. Deus disse:
  22. "Haja luz" (Gênesis cap 1 verso 3).' O Espírito Santo tomou essa palavra e começou a tra­balhar sobre o que tinha a ver com a luz.
  23. Dia após dia a criação foi sendo executada com a pa­lavra rhema dita por Deus, que depois era tomada pelo Espírito Santo para a realização da obra.
  24. Em relação ao homem, Deus disse:
  25. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis cap 1 verso 26).
  26. O homem é produto da criação de um Deus trino: Pai, Filho, Espírito Santo. Todos eles intervieram na criação da espécie humana. Tão logo foi terminada a obra pri­ma de Deus, o homem, o Senhor soprou nele o fôlego da vida, a parte espiritual, a qual fez dele um ser diferente das demais criaturas. O apóstolo João disse:
  27. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (João cap 1 verso 1,2,3). constituem elementos chaves para que a fé criadora se desenvolva, porque "a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus" (Romanos cap 10 verso 17).
  28. A Bíblia é o logos de Deus, a Palavra revelada pelo Se­nhor para nossas vidas, mas o específico é quando esta Palavra passa a ser o rhema, o qual vem quando ouvimos a mensagem de Deus com ouvidos espirituais. Muitos ouvem a Palavra, mas esta não libera o efeito de fé em suas vidas. Prova disso é que os judeus ouviram sufici­entemente a Palavra de Deus mas foram desobedientes à ela, porque seu ouvir não foi acompanhado de fé. Pau­lo disse que "a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2° Corintios cap 3 verso 6). É quando o Espírito Santo nos faz entender a Pala­vra de Deus e conhecer Sua vontade para nossas vidas, que confessamos e o Espírito opera de acordo com a palavra confessada. É aí que nos convertemos em pes­soas de fé. 
  29. Essa parte é Texto tirado do livro Pall Yong Cho 
  30. O doutor Cho define o rhema como uma palavra es­pecífica, para uma pessoa específica, em um momento específico.
  31. O doutor Derek Prince faz uma análise sobre o logos e o rhema dizendo que o logos é o eterno, mas que o rhe­ma toma o eterno e o injeta no tempo. Diz também que o logos é o potencial, e que o rhema toma o potencial para fazê-lo agir. Logos é o geral, mas o rhema toma o geral para torná-lo específico. A palavra rhema toma uma porção do logos total e o apresenta em forma que possa ser assimilado ou entendido pelo homem.
  32. O doutor Perri Spar, fazendo uma comparação entre o logos e o rhema, relaciona com a semente, apresentan­do seu significado de acordo com o grego. Ele diz:"Logos é igual ao esperma que contém a semente que ainda não foi plantada na terra, Rhema (em grego= espora) refere-se à semente que foi plantada". Toda a Bíblia é logos, como um depósito repleto de sementes, um sem núme­ro de promessas das quais ainda não se pode desfrutar porque falta a palavra rhema. É necessário plantar a se­mente em nossos corações, porque se não for semeada, não se colhe. O Senhor já havia comentado a respeito na antigüidade:
  33. "...assim será a palavra que sair da Minha boca: Ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías cap 55 verso 11). .O inimigo tem usado, durante todas as épocas, a dú­vida e a incredulidade como estratégicas para desestabilizar o homem, debilitando sua fé. O campo de batalha onde mais Satanás trabalha é a mente humana, a qual está ligada à parte espiritual. A intenção do inimi­go é controlá-la, pois sabe que com isso consegue dominar todo o ser. Satanás procura chegar à mente do homem em momentos de maior sensibilidade espiritual. Foi assim que fez com Adão e Eva, conseguindo enganá-los e levá-los à ruína, bem como a de toda sua descendência. A ousadia do inimigo em tal sentido che­gou até o ponto de intentar fazer o mesmo com o Senhor Jesus Cristo. Em Mateus, capítulo 4, encontramos o relato comple­to desta experiência quando Satanás levou Jesus ao deserto, depois de que Ele jejuara quarenta dias e qua­renta noites. O propósito do diabo era fazê-Lo duvidar que era de fato o Filho de Deus, instando-O a incorrer em atos contrários à Sua natureza divina. Mas Jesus conhe­cia as artimanhas do diabo e conseguiu vencê-lo com a confissão da Palavra, dizendo-lhe diante de cada ataque: "Está escrito". O Senhor nos deu o mesmo poder para vencer o inimigo. O apóstolo Paulo nos ensina que de­vemos tomar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). E esta só se torna espada quando a confessamos.
  34. Depois que Jesus venceu a tentação com a fé, desceu sobre Ele o poder do Espírito Santo. Vários aspectos importantes, atribuíveis à fé, podem ser destacados da experiência de Jesus: A Palavra confessada é a única que vence o adversá­rio. Ainda que todos tenhamos as mesmas oportunidades dadas por Deus através de Sua Palavra, parece que so­mente poucos a aproveitam, porque o adversário tem conseguido distraí-los do contato diário com as Escritu­ras. Paulo nos disse: "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência" (2° Coríntios cap 10 verso 3-6).
  35. A confissão da Palavra abre o caminho para a revela­ção de Deus. Deus se revela em nossas vidas quando Sua Palavra é confessada. Todo aquele que é obediente à Palavra de Deus terá o mesmo privilégio que Jesus teve de desfrutar a presença divina dentro dEle. Em (João cap 14 verso 23-24, lemos:)
  36. "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou" (João cap 14 verso 23-24). "Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, contra tais coisas não há lei" (Gl. 5:22).
  37. Tudo que foi mencionado anteriormente é o que deve predominar em nossas vidas, quando há uma maturidade plena no campo espiritual, como expressou Paulo ao dizer:
  38. "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (ICoríntios 13:11).
  39. "Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo" (Gaiatas 4:3).
  40. "Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança..." (Hebreus 5:13).
  41. A maturidade é adquirida na medida em que tenhamos contato com a Palavra e com o Espírito Santo, o qual tornará possível que se desenvolva o fruto dentro de cada um de nós.
  42. Toda a árvore deve dar frutos. Jesus amaldiçoou a fi­gueira porque, ainda que tivesse boa folhagem, faltavam-lhe totalmente os frutos.
  43. João Batista, ao começar seu ministério, exortou as multidões que queriam ser batizadas, dizendo-lhes:
  44. "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento... Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo" (Lucas 3:8,9).
  45. Em Hebreus 13:15 lemos:
  46. "Por Ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o Seu nome". 
  47. Mas sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e é galardoador dos que O buscam.
  48. Hebreus11:6 Guiado por Mim, podes ir a qualquer parte. Tanto quanto o tempo te permita, vai a muitos lugares. Cumpre o teu dever pelo Meu divino consentimento. Podes caminhar sozinho, porque te fiz LIVRE para obedecer às Minhas ordens sem pessoa alguma te impedir.
    Faze, pois, do ministério que te dei, a tua PRIMEIRA responsabilidade. Alguns poderão ficar surpreendidos como Maria e José, quando Jesus Se deteve, sem o consentimento deles, no templo, discutindo com os doutores; todavia eles não te impedirão, porque SOU EU que tenho planejado o teu serviço e o adornado com as jóias das Minhas bênçãos.
    Serei a tua força. Serei a tua graça. Serei a tua sabedoria. Serás conduzido triunfantemente, porque a TUA ESPERANÇA VEM DO TEU DEUS. Salmo 32:8.
  49.  participação
história do pintinho valdecir
www.diaconogeriones.blogspot.com 

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