VOCÊ É NOIVA: QUER CASAR-SE COM JESUS ? ACEITA O PEDIDO DE CASAMENTO...

Gênesis cap 2 versículo 21 ao 25 Apocalipse cap 21 verso 2, 9, 11/ cap 22:17



A NOIVA DO CORDEIRO.  Amigos e irmãos na fé em jesus cristo. Estas palavras, “noiva” e “esposa,” transmitem pensamentos de gozo e de intimidade que podem ser mal compreendidas pela mente carnal. Mas eu oro para que Deus, enquanto você lê estas palavras e medita nas escrituras que se referem a estas coisas,  revele aos seus olhos esta verdade gloriosa. De acordo com a inconfundível clareza das palavras da Bíblia, Deus está chamando Seu povo para uma união santa com ele que só pode ser descrita como um casamento. Certamente que este não será um relacionamento físico como o que temos aqui na terra, mas até mesmo a intimidade física que temos aqui é simplesmente uma mostra das futuras delícias espirituais.
Talvez alguns leitores tenham dificuldade em pensar em Deus como um futuro parceiro conjugal. Em vez disso, é muito mais fácil conhecê-lo como nosso Salvador ou Pai. Embora estes sejam verdadeiramente papéis que Deus desempenha em nossas vidas, a posição de ser nosso futuro marido é certamente a mais íntima. Nosso Deus é um Deus de amor apaixonado e este amor está focalizado em nós, simples seres humanos. Oséias cap 1 versículo 2,3,6,8,:: capitulo 3 versículo 1 :: cap 6 verso 6. As escrituras nos revelam o coração de Deus e o seu coração é um tipo de romance divino, um amor ardente por sua futura noiva. Deus é representado por Oséias, e a mulher adultera, somo todos nos. Não se limite á maneira pela qual você o conheceu no passado. Não tenha medo de se abrir para uma revelação maior da Sua pessoa e do seu caráter. O Deus que a Bíblia revela é o nosso próprio Senhor e Rei dos reis. Você pode confiantemente acreditar que o que sua palavra revela sobre ele mesmo é verdade.
Deus não apenas nos ama com um amor apaixonado, como também está procurando por aqueles que o amarão da mesma maneira. Você se lembra do primeiro mandamento? “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todo o teu entendimento” (Mateus cap 22:37). Isto soa distante e impessoal? Certamente que não! Usualmente, quando alguém ama um outro alguém com tal fervor, dizemos que eles estão “apaixonados.” Você tem este tipo de relacionamento com Deus? É ele o seu primeiro amor? Ou você o está mantendo à distância, tentando se satisfazer com um tipo seguro de Deus impessoal, que tem muito pouco a ver com sua vida íntima e secreta? Amigos e irmãos na fé, vamos ler juntos no livro de Efésios, capítulo 3 vs 16-19. Aqui, Paulo está orando pelos irmãos para que eles fossem “arraigados e alicerçados em amor.” E desta posição pudessem ser capazes de compreender, com todos os santos, qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade  para conhecer o amor de Jesus Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Você ve, conhecer o amor de Deus é importante. Na realidade, é essencial para nós, se vamos entrar em um relacionamento profundo, completo e satisfatório com ele. Quando você sabe que alguém ama você completa e integralmente, então é fácil abrir seu coração para ele, acreditando que ele vai lidar com aquilo que encontrar lá dentro, com amor. Assim é com o nosso relacionamento com Deus. Todos nós, os crentes e não crentes, precisamos de um relacionamento íntimo com Jesus, de coração aberto e sem segredos, Apocalipse cap 3:20. Precisamos permitir a ele o acesso aos esconderijos mais íntimos de nosso ser. Não pode haver nada escondido. Nada do passado, nada que tenha acontecido a nós, nada pode ser mantido fora de sua inspeção e toques amorosos. Amigos e irmãos, em outra passagem  lemos  que foi “pela alegria que lhe estava proposta” que ele suportou a cruz (Heb 12:2). O que era esta alegria proposta a ele? Era simplesmente a alegria de entrar na glória de seu Pai? Esta não parece ser uma explicação adequada, já que ele havia compartilhado a glória do Pai antes que o mundo fosse criado (João 17:5). Não, era algo muito maior, algo muito mais próximo de seu coração. A alegria proposta a ele era a alegria de um homem que está esperando receber sua noiva. É a alegria de um homem no dia de seu casamento, quando está desposando a mulher que ama. Jesus estava olhando para o futuro e observando aquela com a qual ele se ligaria em união íntima. Era esta visão, este pensamento tão cheio de alegria que o estimulou a sacrificar-se por nós. Em Isaías cap 62:5 “Assim como o noivo se regozija com a noiva, assim o seu Deus se regozijará contigo.”
Que dia maravilhoso será aquele quando o povo escolhido de Deus for transformado uma santa “mulher” e preparado para o glorioso dia das bodas. Esta é a alegria que foi colocada diante dele e, queridos irmãos e irmãs na fé, é também a alegria que é colocada diante de nós. Deus nos dá uma visão e a revelação daquele maravilhoso dia de casamento e de tudo o que ele requer, Deus e o homem unindo-se na mais santa união  para que possamos correr a corrida com alegria. Aleluia! Tal visão certamente nos faz permanecer à distância de tudo, todo o peso e o pecado que tão facilmente nos envolve (Heb 12:1) e persegui-lo e a seus propósitos de todo o nosso coração. Deus nos ilumina para vermos sua vontade através de sua perspectiva! Então somos impelidos em direção à sua meta que é também a nossa plena satisfação. O Apóstolo Paulo refere-se a esta futura intimidade com o nosso Criador quando ele diz: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1° Coríntios 2:9). Então ele continua a qualificar isto afirmando que Deus, na verdade, revela “estas coisas profundas” (verso 10) para aqueles que são íntimos dele. Nosso Senhor está nos chamando para um relacionamento de amor com ele. Este é um relacionamento que irá culminar em uma união com o Altíssimo que só pode ser descrita em termos de casamento. Estes termos não são meus, mas são a linguagem da Bíblia, palavras que o próprio Deus escolheu para descrever-nos estas coisas de uma maneira que possamos compreender.
O casamento humano, com toda a intimidade a ele vinculada, é algo que foi criado e santificado por Deus. Dentro dos laços contratuais do matrimônio, quase nada é vetado pelo nosso Criador. Temos apenas que ler (Cantares cap 1: ao cap 8 verso 7)  para imaginar como Deus vê este tipo de relacionamento. Este livro é tão pessoal e contém tantas vívidas alusões à intimidade conjugal, conheço muitos crentes que não gostam de ler esses versículos, sem sentir-se desconfortáveis. Evidentemente a carne deles é forte demais e, portanto, são estimulados erradamente. Entretanto, aqui na Bíblia, Deus ilustra para nós as futuras alegrias espirituais. Ele está usando termos humanos e descrevendo a intensa alegria de duas pessoas casadas. Mas não há dúvidas em minha mente de que ele está falando realmente sobre sua intimidade com sua   noiva. Claro que este livro tem suas aplicações aos casamentos terrestres desta época, mas muitos santos de Deus que passaram por nós, incluindo:TEXTO TIRADO DO LIVRO Hudson Taylor e Watchmann Nee viram aqui uma palavra profética. O Salmo 16:11 diz “Em Tua presença há plenitude de alegria: em Tua mão direita há delícias perpetuamente.”
Uma outra passagem diz: “Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não foi revelado o que haveremos de ser” (1° João 3:2). Amigos e irmãos na fé, este versículo me perturbava porque eu não podia pressentir um relacionamento maior com Deus do que o de ser um de seus filhos. Mas as escrituras falam de tal posição. Hoje nós somos filhos de Deus e nos relacionamos com ele desta forma, mas algum dia, ó que dia glorioso!, entraremos em um outro tipo de relacionamento com ele. Algum dia nós seremos sua esposa. Exemplo um filho ou uma  criança possa ter uma grande porção de intimidade com seu pai, mas a esposa desfruta de um relacionamento muito mais profundo e intimo. Amigos e irmãos na fé em cristo jesus. Este tipo de relacionamento somente é possível quando nós temos absoluta confiança no amor da pessoa para a qual nós estamos nos entregando. É essencial que venhamos a conhecer a profundidade do amor de Deus. Se não a conhecermos, só teremos com ele um relacionamento superficial e insatisfatório. Ele nunca será capaz de penetrar no âmago de nosso ser e transformar esta parte de nosso interior. Quando nós temos medos, muralhas interiores e fortalezas, isto nos mostra que ainda não conhecemos verdadeiramente o amor de Deus. “Quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1° João cap 4:18). Amigos e irmãos na fé, em nosso noivo jesus cristo, você pode perceber quando ler o livro de Apocalipse que, a noiva de Cristo é “clara como cristal” (Apocalipse cap 21:11). Esta noiva não tem nada escondido, escuro ou reservado. Não há segredos para o seu amado. Sua confiança nele a capacita a ser completamente transparente, permitindo a ele ter acesso a qualquer parte dela. Este é o relacionamento com o Nosso Senhor que precisamos encontrar. É um relacionamento do amor mais profundo. É uma intimidade do tipo maior, mais puro, que nos leva á plenitude de Deus. A maior necessidade de nossas vidas cristãs é esta: uma apaixonada relação de amor com Deus, que leve a uma intimidade com Ele e resulte em uma transformação segundo a imagem de Deus.
Eu gostaria de repetir que a relação entre a primeira e a última parte da Bíblia não é uma coincidência. Não é apenas uma estória bonita. Ao contrário, nestas páginas Deus revela coisas tremendas sobre os Seus desejos, que ele quer que compreendamos. Que retrato maravilhoso nos dá o livro do Apocalipse. Todas as sementes, todas a sugestões que nos são descritas no livro de Gênesis agora atingem a realização e a plenitude. As matérias primas foram transformadas. Tudo o que o Deus Pai decidiu fazer no princípio se cumpriu. Então o homem Cristo Jesus é visto recebendo sua noiva, a cidade santa de Nova Jerusalém. Ela está descendo do céu preparada como uma noiva adornada para seu marido.
O livro santo de Deus se inicia e finaliza com um casamento. Que inacreditável história de amor é esta! Você alguma vez ouviu alguma igual? Que tremendo amor de Deus pela humanidade deve ser para motivá-lo a fazer todas estas coisas e a vencer tão tremendos obstáculos para que elas se cumpram. Como nós precisamos ver e sentir dentro de nós o anseio do coração de Deus pela humanidade. O desejo que Ele expressa tão claramente em Jeremias, onde diz ao seu povo: “Eu amei vocês com amor eterno” (Jeremias cap 31:3). Eu acredito que este tipo de revelação implantará em nosso peito um anseio similar pelo nosso futuro marido que nos faça estar prontos (Isaías cap 54:5). Que pela Sua misericórdia nós estejamos nos preparando até que ele venha. E quando o noivo  chegar que nós estejamos preparados com azeite nas vasilhas ou lâmpada como você achar melhor. Mateus cap 25 verso 4,5,6,7. Irmãos só para finalizar, os casamentos atuais eles tem um costume de que a noiva é quem atrasa. Mas de acordo com a bíblia até na maneira de casar, eles são desobedientes a Deus. É uma maneira de fazer até um casamento errado e todos aderiram, tipo Maria vai com as outras rsss, engravidar pelos ouvidos, folhas secas levadas em voltas de doutrinas, onde o vento sopra ela vai. 
Meditação 
A noite é escura e vai ficando mais densa. Eis porque não deves andar sozinho. Por isto tens necessidade da camaradagem com os teus irmãos, de orarem juntos, encorajando-se mutuamente, numa comunicação de sentimentos iguais. O Meu “povo peculiar” deve estar em união tanto quanto possível. Não penses que te expandiste bastante. Nem sequer começastes a entrar nos contatos que preparei, da familiaridade mútua com o Meu Espírito.
Não fiques inibido. Já vives ligado a laços de parentesco tão rijos, como inquebráveis, como tabelados. Mas quando eu te disser, tu te desligarás deles. Não te prendas a eles em demasia, porque tenho muito trabalho pra ti em outros setores. Anda, e eu te dirigirei os passos aonde fores, e te darei um rico ministério. Deixa a tua mão pousar, silenciosamente, no eu peito. Mais tarde falarás comigo. A aprendizagem da comunhão do teu espírito com o meu, cresce no devido tempo, mas não tentes misturar o silêncio e o clamor. Muitas vezes estás tão ansioso que não podes aprender. Eu me regozijo com o teu desejo de entender, porém tu me escutarás mais claramente nas horas do silêncio. As palavras são, muitas vezes, como aquelas pedrinhas jogadas às águas quietas, cujas ondulações vão, pouco a pouco, distorcendo a imagem. Eu te ensinarei na beleza do silêncio, de uma maneira que nunca poderei executá-lo por meio de palavras.
Deixa-me sondar a profundeza de tua alma e à medida que eu te procurar e te encontrar, abençoar-te-ei de um modo misterioso. Salmo 139:17-18.

Comentários

Postagens mais visitadas