DEUS NOSSA FORTALEZA


DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA

Texto: Salmos 46:
           
  • Amigos e irmãos na fé em cristo Jesus. Por motivos que somente Deus conhece, a maioria dos irmãos escolheu o verso de Salmos 46:1, que foi indicado por uma de nossas irmãs. 
  • Digo isso por causa do conteúdo do mesmo. O verso diz o seguinte:Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações — Salmos 46:1. 
  • Eu creio firmemente que as tribulações, apesar de muito reais e aflitivas, são realmente secundárias na mente do Salmista, com também acredito que devam ser em nossas mentes. 
  • O que deve ser primário em nossas mentes, e creio que essa foi a intenção da nossa irmã ao sugerir esse verso é que, independente das circunstâncias, nós precisamos nos concentrar em Deus. E por quê? Porque...

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA

INTRODUÇÃO

  • O Salmo 46 é, sobretudo, um salmo de consolação, onde o Salmista demonstra uma santa confiança em Deus, o SENHOR Todo Poderoso. 
  • O Salmo tem apenas dois personagens: Deus e o Salmista. Isso é uma prova que o autor não está, realmente, preocupado com outras pessoas ou seres. Sua atenção está voltada exclusivamente para Deus. 
  • No nosso texto em português existe a seguinte inserção antes do Salmo: 
Ao mestre de canto.

Dos filhos de Coré.

Em voz de soprano. Cântico.

  • Essas palavras não fazem parte do original, mas são inserções antigas para indicarem a forma, o modo, as vozes e os instrumentos que deveriam ser utilizados na execução do mesmo. 
  • No caso desse Salmo 46 encontramos a expressão “em voz de soprano”. Apesar dessa voz poder ser imitada por vozes masculinas a expressão hebraica usada é עֲלָמוֹת — `alamoth — que indica: “moças ou mulheres jovens”. Ou seja, esse cântico era para ser cantado por vozes de soprano femininas. 
  • Alguém já disse que a ignorância é a mãe de muitas iniquidades e isso é verdadeiro quando lidamos com a proibição que vigorou por séculos na Igreja Romana onde as mulheres eram impedidas de louvar o Senhor através de cânticos públicos. 
  • A Igreja Romana inventou o canto chamado gregoriano — restrito exclusivamente aos homens, mas esse canto era monofônico. Quando se adotou o canto polifônico surgiu a necessidade de vozes mais finas — e para conseguir vozes finas com as de soprano feminino, castravam meninos para que não produzissem os hormônios      necessários para engrossar a voz e assim conseguiam produzir homens adultos com vozes finas como de mulheres. Esses infelizes eram chamados de “castrati” para honra e glória de Igreja de Roma. 
  • Uma leitura mais atenta da Bíblia — algo que raramente passa pela cabeça de um católico romano — teria impedido tamanho crime contra indefesos meninos e teria agraciado a igreja com a beleza natural do som das vozes femininas, como desejava, explicitamente, no Salmo 46 os filhos de Coré: eles queriam que esse salmo fosse cantado apenas por mulheres — menina e moças — por causa da sublimidade das verdades que estão declaradas no mesmo. 
Qual é o foco do Salmo 46? O foco é o refúgio e a proteção que Deus supre para Seu povo

 

  • O Salmista chama Deus de: 
1.  אֱלֹהִים — Elohiym —  é usada sete vezes. Trata-se de uma forma intensiva plural — para expressar a Grandeza de Deus — usada para designar o Deus da Criação como em Gênesis 1:1. Aparece nos versos: 
2. עֶלְיוֹן — `Eleyon — Altíssimo. Foi o nome introduzido por Melquisedeque em Gênesis 14:19 — Abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra. Esse é o Deus que possui ou é soberano sobre os céus e a terra. 
3.   יהוה צְבָאוֹת — O ETERNO TSEBA`OT — o SENHOR dos Exércitos — é o Deus que se identifica com Seu povo. Vai adiante do Seu Povo e luta suas lutas. Deus não é um covarde como os senhores modernos das guerras que ficam a milhares de quilômetros dos conflitos em salas com ar condicionado enquanto rapazinhos são estraçalhados nas areias escaldantes dos desertos ou em montanhas que congelam tudo no inverno. 
4. אֱלֹהֵי יַעֲקֹב — Elohey Ya`akob — o Deus de Jacó, ou seja, o Deus dos pecadores, o Deus compassivo, misericordioso e amoroso. 
5.   יהוה — O ETERNO — AQUELE QUE É HOJE, É ONTEM E É AMANHA!
   

  2. A Confiança do Salmista se Mostra Conclusiva na Afirmação.

  • Portanto, meus irmãos, em preparação par enfrentarmos todas as dificuldades de 2013 nós devemos afirmar, como o Salmista, COM TOTAL CONFIANÇA, o seguinte: Salmos 46:2—3 — 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 
  •  Em seguida devemos voltar toda nossa atenção para Deus como qualificado acima e fazermos nossas as palavras do Salmista, quando diz: Salmos 46:10 — Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
II. Deus é Nosso Refúgio e Fortaleza

  • A expressão refúgio em português traduz o hebraico מַחֲסֶה machaceh — Deus não é apenas refúgio e abrigo da chuva, do temporal e do perigo, mas ele é também refúgio contra toda falsidade. E como tem falsidade nesse mundo em nossos dias. Para nos proteger de todos esses perigos nós precisamos nos apegar em Deus e em Sua Palavra que é a VERDADE. Quando comprometemos a VERDADE, por exemplo, sob pretensa alegação de que o amor deve prevalecer, colocamos em risco não apenas nossa própria vida, mas vida da nossa comunidade e tudo pode ser destruído rapidamente, pois não existe nada mais corrosivo que a mentira. Como diz o músico João Alexandre: VIVER DE MENTIRA SÓ FAZ BEM PRO INIMIGO. 
  • A pequena expressão עֹז `oz — traduz a poderosa expressão “fortaleza” em português. Em outras palavras, o Salmista está afirmado que Deus é nossa força e  poder. É de Deus que nos vem a força para encararmos as adversidades. Por isso Deus é chamado de nossa fortaleza.

Conclusão:

1. O Salmo 46 começa e termina com a mesma afirmação:

  • Deus é nosso REFÚGIO — Versos 1 e 11. 
2. O Salmista fala de um rio que alegra a morada de Deus em Salmos 46:4

  • Deus chama a si mesmo de Manancial de águas Vivas em Jeremias 2:13 — Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. 
  • O Deus Filho, prometido como o Messias de Israel, o Salvador da Humanidade é comparado a uma fonte de água em Zacarias 13:1 —Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. 
  • O Espírito Santo é comparado a um rio em João 7:38 — Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 
3. O profeta Ezequiel em seu capítulo 47:1—10 descreve um rio que corre por baixo do templo de Deus. Esse rio tem sua profundidade caracterizada da seguinte forma:

Pelos tornozelos — verso 3.

Pelos joelhos — verso 4.

Pela cintura — verso 4.

Não dava mais pé – verso 5.

4. Nessa última mensagem do ano 2012, queremos convidar todos a:

CONFIAR DE FORMA IRRESTRITA EM DEUS, POIS ELE É NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA E SOCORRO BEM PRESENTE NA TRIBULAÇÃO.

MERGULHAR FUNDO NO RIO DE DEUS, INDO ATÉ O LOCAL ONDE NÃO DÁ MAIS PÉ, DE TAL MANEIRA QUE TENHAMOS QUE CONFIAR, EXCLUSIVAMENTE EM DEUS.

NOSSA SEGURANÇA PRECISA ESTAR EM DEUS COMO NOS ENSINA O SALMISTA. Jesus te ama WWW.gerionesjesus.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas